Estágio curricular das escolas de educação profissional é remunerado
A política de estágio das escolas cearenses é inédita entre as redes de educação profissional. O governo do Ceará, reconhecendo a sua importância para a formação técnica dos alunos, assumiu o compromisso de tornar o estágio curricular remunerado. Todos os custos que envolvem esse processo são financiados pelo governo estadual, não havendo ônus para as empresas e instituições concedentes de estágios.
Os alunos iniciam o estágio curricular no terceiro ano do curso. A carga horária total é de 600 horas para os cursos do eixo Saúde e 400 horas para os cursos dos demais eixos. A idade mínima para iniciar o estágio é 16 anos, conforme estabelece a Lei Federal 11.788.
O estágio deve ser supervisionado por um profissional responsável pelo acompanhamento técnico-pedagógico, que avalia e orienta os estudantes. O monitoramento de todo o processo de concessão de estágio é feita pelo Sistema Informatizado de Captação e Estágios – SICE.
Em 2014, 49 cursos técnicos ofertavam estágio curricular supervisionado a 12.195 alunos. Estão envolvidas no processo de concessão de estágio, 92 escolas estaduais de educação profissional, distribuídas em 74 municípios cearenses.